segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mangalarga


.Características:
- bons andamentos;
- resistência;
- docilidade e nobreza de caráter

.Função:
Excelente desempenho tanto no trabalho como na prática de esportes. Marcha trotada, andamento com duplo apoio diagonal, que confere conforto e segurança ao cavaleiro e segurança ao cavalo. Capacidade de arrancadas rápidas e paradas bruscas. Grande performance na prática de esportes, hipismo rural e trabalho no campo.
Rusticidade
Animal forte e resistente, capaz de enfrentar clima de temperaturas extremas e condições adversas.
Conforto
Animal com grande comodidade de andamento, próprio para longas cavalgadas ou longas horas de trabalho.


.MORFOLOGIA:

1º - Frente leve, com pescoço bem dirigido e descarnado - Proporciona facilidade de movimentos, jogando o centro da massa Cavalo mais Cavaleiro para trás, permitindo maior facilidade de engajamento dos posteriores.

2º -Paleta inclinada e comprida - A boa inclinação e comprimento da paleta trazem muitas vantagens ao cavalo de sela, entre elas maior capacidade torácica; boa passagem de cilha e cernelha mais atrasada, que proporciona uma posição ideal ao cavaleiro.

3º - Tronco forte, com linha dorso-lombar retilínea e paralela à linha do solo; costelas amplas, e bem arqueados; lombo curto e boa cobertura de rim; peito amplo e profundo - a linha dorso-lombar retilínea proporciona uma distribuição uniforme na aderência entre o lombo do animal e o suadouro do arreio; as costelas amplas, e bem arqueadas dão ao cavaleiro segurança ao montar; o lombo curto e boa cobertura de rim tem como vantagens o não ressentimento do animal quando exigido em trabalhos pesados e o peito amplo e profundo propicia boa musculatura e boa saída de braço.

4º - Garupa forte, ampla e comprida - Por ser essa região do cavalo que reune grande parte de sua capacidade motora. Não é sem razão que se diz que no cavalo de sela o motor é atrás. As arrancadas rápidas, qualidade muito procurada no cavalo de sela, dependem principalmente do trem posterior.

A garupa comprida, ampla e forte, com coxas bem musculadas e bem descidas, constitui-se no motor que arranca a massa no momento de partida.

5º - Membros fortes, bem estruturados e bem aprumados, com articulações grandes e tendões nítidos - Qualidades imprescindíveis a qualquer cavalo de sela, tanto no trabalho quanto no esporte. Para bem desempenhar suas funções o cavalo depende em
primeiro lugar de seus locomoveres.

.Pelagens
                                                          Mangalarga preto:



Mangalarga Pampa:



Mangalarga Tordilho:



Mangalarga Alazão Amarilho:



Mangalarga Pampa de alazão:



Mangalarga Alazão:




No Brasil há a ABCCRM {Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga}

domingo, 15 de julho de 2012

Quarto de Milha-QM

Nome em inglês: Quarter Horse 
Origem: Séculos XVIII - XIX - Estados Unidos 
Temperamento: dócil, rústico e muito inteligente  
Uso: Sela, lida, corridas e hipismo rural 
Influências: Produto de cruza do Mustang com o PSI, descende do Andaluz também, ou seja, possui sangue Berbere e Árabe em todas as suas origens. 
Altura: entre 1,50 e 1,60 m

  • Pelagem Cavalo Quarto de Milha

    As pelagens oficiais de um cavalo Quarto de Milha são: alazão, baio, alazão tostado, baio amarilho, castanho, cremelo, lobuno, perlino, preto, rosilho, tordilho e zaino. Entretanto, a raça Quarto de Milha pode possuir alguns pêlos brancos em determinada área do corpo, passando disto, já se descaracteriza a raça.



                                                           Quarto de milha alazão:          


     Quarto de milha baio amarilho/palomino:



Quarto de milha Lobuno


Quarto de milha Castanho


Quarto de Milha Preto


 Quarto de Milha Rosilho


Quarto de Milha Tordilho



 .Características principais do Cavalo Quarto de Milha

Os cavalos Quarto de Milha são reconhecidos pela facilidade de domar, docilidade e inteligência. Os cavalos desta raça possuem grande capacidade de mudar de direção, com partidas rápidas e paradas bruscas. Sendo considerado o Quarto de Milha, o cavalo mais veloz do mundo. O cavalo Quarto de Milha se destaca principalmente em provas Western, corridas e trabalho no campo por ser muito dócil, robusto e veloz. Os cavalos QM são adaptáveis a qualquer situação, podendo se transformar também em instrumento de força, transporte e imbatível em provas eqüestres. Já no nordeste do país, o Quarto de Milha é o melhor em vaquejada.


.Anatomia do Cavalo Quarto de Milha

Os cavalos QM geralmente medem 1,52m, possuem uma cabeça pequena, fronte ampla, olhos grandes e afastados e um perfil bastante reto. Seu pescoço em forma de “pirâmide” possui uma linha superior reta, dorso e lombos curtos, já a garupa é levemente inclinada, o peito profundo, membros fortes com excelente musculatura.


  • » Inseminação Artificial: Normalmente só a quente, não há um limite de éguas - mediante autorização do Conselho Deliberativo da Associação, que também permite transferência de embrião;
  • » Andamento: harmonioso, em linha reta, natural e baixo. O pé é levantado levemente e recolocado de uma só vez no solo, carcterizando-se no trote de campo;
  • » Peso: macho e fêmea pesam geralmente 500 kg ;
  • » Altura: Geralmente 1,50m;
  • » Porte: De médio a grande.

  • .Aptidões Cavalo Quarto de Milha

    Por ser considerada uma das raças mais versáteis do mundo, os cavalos Quarto de Milha podem ser utilizados em corridas planas, saltos, provas de rédeas, três tambores, balizas, hipismo rural e lida com o gado.

   .Curiosidades

    Como sabemos, o cavalo Quarto de Milha é considerado o cavalo mais rápido do mundo. O recorde atual marca 20       segundos em uma distância de um quarto de milha, ou seja, 400 metros.


.No brasil há a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha: